História da escola.

Dona Eufrazia Fagundes Marques (06.10.1882 – 14.07.1966)
Filiação: Emilio Fagundes e Alexandrina Fagundes

            Junto com sua família, Eufrazia Fagundes Marques foi uma das primeiras moradoras desta região. Casou-se com Bento Marques, com o decorrer do tempo tornou-se uma senhora muito querida e respeitada por todos.  Como na época não havia escolas, alfabetizava as crianças, dando a instrução necessária para enfrentarem a vida. Também era curandeira e com seus remédios homeopáticos e caseiros confortava os necessitados nos momentos difíceis.
            Por várias gerações sua família teve participação ativa na política da região e do estado. E em sua homenagem, no povoado de Vila Marques foi criada a Escola Estadual Eufrazia Fagundes Marques no ano de 1981.
            A Escola Estadual Eufrazia Fagundes Marques de Ensino Fundamental e Médio, foi fundada e inaugurada em novembro de 1978, pelo primeiro governador de Mato Grosso do Sul, Senhor Harri Amorim Costa e construída no governo de Cássio Leite de Barros, situada na rua Adelina Anzilago, nº555, Povoado de Vila Marques, município de Aral Moreira, MS. A escola passou a desempenhar suas atividades em janeiro de 1979, cuja criação se deu pelo Decreto Lei 1205 de agosto de 1981 e reconhecida pela deliberação do CEE (Conselho Estadual de Educação) nº 4158 de 15 de dezembro de 1994. Esta instituição foi consolidada por ser uma necessidade imperiosa da comunidade o Ensino Fundamental, bem como, em 2005 foi dado início a processo educativo de implementação do Ensino Médio, com implantação gradativa, obedecendo aos critérios da legislação Federal e Estadual, Decretos, Pareceres, Resoluções, Portarias, Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico.
            A escola sendo uma instituição educacional, ao longo dos anos de atuação junto à comunidade dedica-se à formação de qualidade dos alunos, em consonância com o respeito à construção do conhecimento e a didática de aprender a aprender e, acima de tudo, visando à formação humana, atuando direta ou indiretamente na sociedade, através do processo educacional.
            Contemporaneamente, no ano de 2012, a referida escola se viu privilegiada por receber da Secretaria de Estado de Educação (SED), a nobre missão de ser uma das valorosas implantadoras e desenvolvedora da modalidade de ensino Educação para o Campo, inserindo em sua grade curricular a disciplina Eixos Temáticos: Terra –Vida- Trabalho, que aproxima o aluno e o sincroniza a sua realidade, já que a mesma está inserida em uma região basicamente agrícola e consequentemente em 2014 foram adicionadas as disciplinas de Produções Interativas, e Raciocínio Lógico.
            Esta determinação encontra-se na Resolução da SED n.2507, de 29 de dezembro de 2011 no Art. 1º- Autorizar o funcionamento do ensino fundamental e/ou do ensino médio, na modalidade educação básica do campo, nas unidades escolares na Rede Estadual de Ensino relacionadas no Anexo Único desta Resolução, pelo prazo de cinco anos, a partir do ano de 2012. E Art. 2º: Esta Resolução entra em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário